No ano 2000 eis que temos o quarto jogo da serie. Nesse ano o jogo foi lançado exclusivamente para o Dreamcast, mas no ano seguinte, devido aos pedidos dos fãs o jogo chegou também ao PS2. Produzido novamente por Shinji Mikami o jogo segue a mesma receita dos anteriores, cenários escuros, zumbis, alguns monstros e uma boa historia. Os personagens principais do jogo dessa vez são Claire e Chris Redfield, os irmãos juntos no mesmo game.
O jogo se passa 3 meses após o que ocorreu em RE3, e logo de cara você se encontra jogando com Claire em uma cela escura e extremamente pequena. Isso aconteceu porque a nossa protagonista invadiu uma sede da Umbrella em Paris, buscando por seu irmão e documentos que a ajudassem a encontra-lo. Após a prisão ela é transportada para a ilha Rockfort, situada na America do Sul, ilha que claro pertence à Umbrella. Pouco depois de ficar trancada Claire é libertada pelo mesmo homem que a capturou, Rodrigo Juan Raval. O motivo, a ilha está destruída e tomada por zumbis, ex-funcionários da Umbrella que foram afetados pelo T-vírus e Rodrigo quer dar a chance de Claire Sobreviver.
A partir daí você começa com a missão de sair da ilha e continuar a procura por seu irmão. Durante a jornada você encontra com o pouco maduro Steve Burnside, que ainda é aquele garotão, meio irresponsável, mas que durante o game play vai entendo as coisas e sendo cada vez mais útil e de ajuda para Claire, você vai assumir o controle dele por mais de uma vez no game. Durante a tentativa de fuga, eles conhecem o vilão da vez, Alfred Ashford, herdeiro de uma das famílias que fundou a Umbrella.
![](file:///C:/Users/Graziele/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image004.jpg)
Alfred é um vilão egocentrissimo , fútil, estranho e extremamente cativante. Ele culpa Claire pelo que está acontecendo com sua ilha, e passa a caça lá. Alfred se veste de forma estranha e tem uma fixação nada convencional por sua irmã gêmea, Alexia.
Alexia foi tratada desde sempre como uma criança prodígio, era linda e tinha um talento diferenciado para a genética, mas assim como o irmão, tinha desvios de caráter seríssimos, também egocêntrica e literalmente achava que o mundo tinha de girar ao seu redor. Vemos isso varias vezes durante o game play enquanto recolhemos informações sobre ela. As personalidades dos irmãos Ashford foram muito bem pensadas e feitas para o game e chega a ser estranhamente assustador em certos momentos. Vejam o quanto tudo é estranho.
Os irmãos não foram concebidos de forma natural, seu Pai Alexander, era cientista da Umbrella e buscava pelo aperfeiçoamento da inteligência artificial. Depois da morte do pai de Alexander, a família Ashford ficou para trás e viu a família Spencer crescer dentro da Umbrella. Alexander não conseguia ver o nome de sua família e principalmente da matriarca da família, Verônica, manchados. O que ele fez então? Durante suas pesquisas na Antártida, ele conseguiu isolar o gene da inteligência, retirou o DNA do corpo de Verônica, que estava mumificado na mansão da família, e seu próprio DNA, para fecundar a barriga de uma mãe de aluguel. Que coisa louca e doentia! Daí nasceram os irmãos Alfred e Alexia Ashford. Sinistro não?
Claro que os irmãos descobriram, e passaram a odiar o pai, se isolando da família e piorando ainda mais seus problemas psicológicos.
Alexia, gênio que era, durante suas pesquisas, criou uma ramificação do T-vírus, que carinhosamente chamou de T-veronica. Antes de testar em si própria, Alexia usou em seu “amado” pai. O resultado foi que seu pai se tornou um monstro sem consciência. Ao invés de o matarem, os irmãos o prenderam, seguiram com as pesquisas e descobriram que o vírus T-veronica causa uma mutação tão forte e rápida que o corpo humano não aguenta, a não ser em baixíssimas temperaturas, onde o vírus agiria de forma mais lenta, fazendo assim com que o corpo se acostumasse com ele, esse processo devia durar 15 anos. Alexia tratou de entrar em um coma induzido numa capsula gelada, depois de introduzir o vírus, no centro de pesquisas da família Ashford na Antártida, coincidência ou não, se fez 15 anos de seu congelamento no dia em que a ilha foi atacada, ao que tudo indica, estavam a procura de Alexia durante o ataque.
Depois de vários acontecimentos, Claire e Steve saem da ilha, entretanto acabam indo em direção a Antártida, depois de um novo encontro entre Claire e Alfred, Claire está prestes a fugir, quando é atacada e capturada por Alexia Ashford, que levantou de seu cochilo de 15 anos e agora parece ter total controle sobre a mutação, sua genialidade tinha dado certo.
Agora você assume Chris, indo atrás de sua irmã na ilha Rockfield. Pouco tempo de exploração lá e você já descobre que ela está na Antártida e parte para encontra-lá. Antes disso, Chris descobre que Albert Wesker está vivo e que fez experiências em si mesmo, ganhando poderes sobre humanos, e que o mesmo Wesker é quem atacou a ilha.
Logo que chega a mansão dos Ashford na Antártida, Chris encontra Claire, Alexia aparece em seguida, mostrando extrema loucura. Depois de alguns acontecimentos, Steve é contaminado pelo vírus e acaba morrendo, então Alexia foge.
Depois disso, Wesker se encontra com Alexia, e conta a ela sobre seus planos para o T-veronica. Alexia, claro, recusa a oferta e sofre mais uma mutação decorrente do vírus e começa uma luta com Wesker, enquanto isso Chris fica escondido vendo tudo, mas como nunca pode ser fácil, eles descobrem que Chris esta escondido, Wesker aproveita para deixar o inimigo ali sozinho para lutar contra Alexia. Chris até vence, mas Alexia continua viva.
Depois da batalha final entre os irmãos Redfield e Alexia Ashford, os irmãos vão em direção à saída, mas encontram Wesker mais uma vez, fazendo Claire de refém para a fuga, quando está prestes a fugir, Wesker libera Claire e conta que usará o corpo de Steve para pesquisas, recalando ainda que seu corpo já foi recolhido, mostrando que não está sozinho nessa cruzada. Bem falador esse Albert, diga-se de passagem. Chris e Wesker lutam mais uma vez, o resultado novamente, os dois vão cada um para o seu lado.
A historia de RE Code Verônica, é uma historia cheia de detalhes e um enredo envolvente que consegue prender os jogadores. Apesar de alguns problemas com telas de loadings e com aberturas de portas bem lentas o jogo é o favorito de muitos jogadores da serie por todo o conteúdo e profundidade que o jogo traz com seus personagens.
Autor: Ricardo Stelet
O melhor Resident da historia, juntamente com o Resident 1!
ResponderExcluirATT: Junior Zairus.