domingo, 3 de novembro de 2013

Console: N64 (Nintendo Entertainment System 64)



História

     É o terceiro console de vídeo game domestico lançado pela empresa japonesa Nintendo em 1996 no Japão e nos EUA, e em 1997 na Europa. O sucessor do SNES ( Super Nintendo Entertainment System) foi o último console a utilizar cartucho distribuídos no Brasil pela Playtronic (Gradiente e Estrela) e depois somente pela Gradiente. O vídeogame foi anunciado em 1993 com um nome provisório de "Project Reality", e em 1995 foi apresentado com o nome de Nintendo Ultra 64, tendo o nome definitivamente anunciado em fevereiro de 1996 (5 meses antes do lançamento).
Seu modelo é NUS-001 – [N]intendo [U]ltra [S]ixty Four.
     Confira no vídeo uma demonstração técnica do Project Reality pela Silicon Graphics. Perceba como desde cedo a Nintendo buscava defender o uso do cartucho dizendo que essa “perfomance só é possível com a utilização de cartuchos. Com CDs o desempenho é lento demais”.


Considerado, na época, um vídeo game de ultima geração, o console tinha um mega processador grafico fabricado pela Silicon Graphics e também contava com um processador de áudio que permitia o uso de 100 canais de áudio PCM.
     O console foi lançado com apenas 3 jogos: Super Mario 64, Wave Race 64 e PilotWings 64.
Nintendo 64 foi o ultimo vídeo game a usar cartuchos de memória ROM, enquanto os concorrente usavam CD-ROM nos seus vídeo games. A vantagem é que a velocidade do cartucho era maior que de um CD-ROM, mas por outro lado, os custos na fabricação de um cartucho eram maiores e a capacidade era inferior, o que causou espanto em empresas ao receber a noticia que o console iria ser lançado usando um cartucho.
     Chegando à festa atrasada de novo, a Nintendo lançou o último console de grande importância para a 5ª geração de consoles. Marcada pela tridimensionalização definitiva dos jogos e pela primeira guerra de formato de mídia que se tem notícia nessa indústria, essa foi a geração que mais lançou moda e tendências.Em 2002, a Nintendo anunciava o fim do NES 64. Com aproximadamente 33 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, o console não conseguiu sequer chegar perto dos 102 milhões de unidades vendidas pela concorrência, mas o que importa é que o Nintendo 64 trouxe muitas horas de alegria com os jogos clássicos que o console proporcionava.

Autor: Luiz Fernando

2 comentários:

  1. Gostei muito da seu artigo!! Queria só lembra-lo que o nome Ultra 64 seria usado somente nos USA e demais países do Ocidente e N64 seria o nome no Japão, como vc citou o nome para o ocidente foi modificado pouco antes do lançamento! Valia a pena citar tbm a perda de Final Fantasy VII que seria exclusivo do N64! Até havia um video mostrado na E3 do jogo para o futuro console, mas como vc disse no artigo, a Square, que sempre foi uma parceira fiel da Nintendo, se assustou com a opção da Nintendo pelos Cartucho! E como ela ia colocar o seus famosos CGs? E o PSX foi uma tentação! Lançando o jogo q alavancou de vez a vendas do console e seu reinado absoluto! Durante muito tempo a Nintendo e a Square ficaram brigadas, o presidente da Nintendo na época disse que nunca mais a Nintendo aceitaria um jogo da Square em seus consoles! É claro q fizeram as pazes na época no Nintendo GameCube!

    ResponderExcluir
  2. muito interessante! adoro estas histórias retro e seus conceitos, pois nos ajuda entender muito como é feito um game.

    ResponderExcluir

 

Últimas Notícias

.

Últimas Notícias

.