quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Playstation 1, PSone ou simplesmente PSX


     Confesso que não tive o prazer de degustar desse monstrinho cinza que literalmente bombou no final da década de 90 até o início da década de 2000, fez parte da 5ª geração de consoles, fez frente a Nintendo (que outrora seria a sua parceira nesse projeto) com o Nintendo 64 dessa forma nascendo uma nova rivalidade entre os jogadores (players/gamers/consumidores/etc) da Sony e da Nintendo, fazendo com que a rivalidade Sega x Nintendo fosse de certa forma deixada de lado.

     Recapitulando, o nascimento do Play 1 nos remete ao ano de 1988 (ano em que Ayrton Senna sagrou-se pela primeira vez como Campeão Mundial da Fórmula 1), a Sony tinha feito um acordo com a Nintendo para o desenvolvimento de um sistema de CD para o SNES, para bater de frente com o então MEGA CD, hoje pode parecer uma coisa banal mas para os “velhinhos” como Eu que nasceram jogando Atari era uma coisa quase que alienígena ter um vídeo-game onde não se tem cartucho, mas sim CD. Enfim, por divergência na cobrança de royalties, o acordo zicou, ou seja não foi findado, mesmo com o projeto - já batizado de Playstation - em estágio avançado de desenvolvimento.

     A Nintendo já era uma marca que tinha um certo respaldo na indústria gamer, com isso a Sony ficou com um projeto do qual a estratégia seria "ou vai ou racha", sendo assim, a Sony investiu na ideia de ter o seu próprio console e fez uma parceria com a LSI para desenvolver os chips para o novo console adicionando mais power up's para que ela pudesse bater de frente com 3DO, Jaguar e o Saturn, da Sega, e no final de 1994, surgiu o Playstation que acabou com a hegemonia da Nintendo na indústria dos games.

    O seu lançamento no Japão foi um sucesso absoluto, graças a jogos como Ridge Racer e Tekken que eram reproduzidos de forma idêntica ao arcade. Em 1995 foram vendidos 1 milhão de unidades, porém ainda estava atrás do seu principal rival que era o Sega Saturn. Em 09/09/95 o PS1 desembarca na terra do Tio Sam, vendendo mais de 100 mil unidades no primeiro fim de semana. Em 1996 o PS1 ganhou dois grandes aliados, sendo eles a Square Enix com a franquia Final Fantasy e a Namco, isso fez com que a exclusividade fosse um fator determinante na concorrência contra outras empresas, uma vez que a Square abandonou a Nintendo e a Namco sempre foi uma rival da Sega.

    O acervo de jogos do Playstation é um dos maiores da história, e não há como negar a sua importância pois ela nele contém hoje jogos que se tornaram clássicos e por quê não dizer “cults” como Resident Evil, Gran Turismo e Winning Eleven.

Mais inovações:

      Uma das grandes inovações na indústria gamer foi o sistema de armazenagem de dados, o memory card. Antes existiam os passwords que era uma forma de salvar o jogo, porém a introdução do card mudou radicalmente a forma de se jogar sem se preocupar em zerar o jogo na mesma tarde, por exemplo. Com o tempo houve também a entrada do controle dualshock, o multitap para conectar até 4 controles ao mesmo tempo e o cabo link para combates em rede com duas tvs e consoles.

Turbulências e sucessão:

     Nem tudo foi um mar de rosas pra Sony, em 1998 no japão surgiu o Sega Dreamcast que posteriormente, em 99, desembarcaria na terra do Tio Sam e com isso houve uma “quebra” nas vendas da Sony em 23%, fato que fez com que algumas produtoras deixassem de produzir para o PS1 e produzindo para o seu novo rival (SIM, esse povo é muito mercenário). Pra época o Dreamcast apresentava grosseiramente dizendo o que o PS2 mais tarde veio apresentar ao mundo, 128 bits e gráficos bem melhorados, em 2002, o Dreamcast foi descontinuado, dois anos depois do lançamento do PS2 que desbancou novamente seus concorrentes Nintendo com o Game Cube e a Sega com o Dreamcast. Mas essa história fica pra um outro artigo...
Dúvidas, comentários, sugestões? Me escrevam: kawanoramiro@gmail.com

  

Autor: Ramirão

Fonte: Resumido com minhas palavras do texto obtido no site; www.dicasparacomputador.com  Título: Playstation PSX – Retrospectiva e história

2 comentários:

  1. Meus pêsames por nao ter tido o prazer de jogar o Psx, rs. Brincadeiras à parte realmente teve o povinho mercenário que investiu no DreamCast, e claro o Ps2 veio pra dizer quem mandava nos 128bits, mas sinceramente falando o console da Sega teve sim jogos superiores ao Ps2, em muito menor numero óbvio, mas diga-se de passagem Resident Evil: Code Veronica era bem melhor no Dream do que no Ps2, pois nao se via aquele sinal de "vulto" digamos assim quando os personagens se moviam rapidamente no game, sem falar de Shenmue que ainda é considerado um dos melhores rpgs dos games, jogos de luta como, Capcom vs Snk e a série K.O.F rodavam melhor no DreamCast do que no Ps2...pelo menos essa é a minha opinião quanto a esse console que eu tanto admiro e cultivo ate hoje.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Tonho.

      Agradeço o seu comentário, porém esse meu texto foi com uma pegada histórica e com uma pegada exaltando o console PS1. Quanto as brincadeiras sem febre cara, eu me contentava em jogar na casa dos amigos e participar dos campeonatos de X-men Vs Street Fighter kkkkk...

      Abraço e em breve estarei postando coisas novas.

      Att
      Ramirão.

      Excluir

 

Últimas Notícias

.

Últimas Notícias

.